Autores: Adriely de Oliveira. Priscila Maria Marcheti. Renata Rigatto. Geni da Mota Cirqueira. Mariana Coronato Fernande. Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nóbrega
Introdução: A Atenção Primária em Saúde desempenha um papel crucial no atendimento de mulheres em situação de violência doméstica, sendo a porta de entrada para as usuárias.
Objetivo: Compreender a percepção de profissionais da saúde sobre o atendimento às mulheres emsituação de violência doméstica. Metodologia: Estudo qualitativo descritivo-exploratório, realizado em agosto de 2023 com 20 profissionais de saúde em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Resultados: Os profissionais revelaram desconhecimento sobre como lidar e de fluxo existente no município, dificuldades no atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e estratégias para conduzir o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. A subnotificação da violência doméstica é atribuída à inexperiência e falta de capacitação dos profissionais, além de obstáculos como estrutura física inadequada e sobrecarga de trabalho.
Considerações finais: Sugere-se a reflexão sobre a criação de um fluxograma na Atenção Primária em Saúde, protocolos orientadores, o desenvolvimento contínuo de ferramentas e capacitações e mais pesquisas são essenciais.
Palavras-chave: Fluxo. Fluxograma. Atenção Primária em Saúde. Violência doméstica. Violência contra a mulher.