O Teleinterconsulta da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – MS e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz foi implementado em março/2020 com o objetivo de ser um canal de atendimento da população para diagnóstico, dúvidas e orientações sobre os sinais e sintomas do novo coronavírus (COVID-19).

   O Teleinterconsulta é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, devidamente capacitados para a realização do cuidado remoto da população. A equipe do teleconsulta também realiza a vigilância do cuidado dos pacientes que receberam o diagnóstico da doença, apoiando no monitoramento dos casos e identificando sinais de gravidade para os pacientes em isolamento domiciliar.
   “A intenção é facilitar o acesso e otimizar a assistência prestada. Assim a gente evita que esse paciente que eventualmente esteja com algum sintoma gripal, como febre, dor de cabeça ou coriza, por exemplo, se desloque até as unidades de saúde, colocando a sua segurança e de outras pessoas em risco”, explicou o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

   Com uma média superior a 50 ligações/diárias, o teleconsulta já realizou mais de 3000 atendimentos de março até junho/2020 e é mais uma estratégia de combate ao COVID-19 do município de Campo Grande – MS.

Serviço de Teleinterconsulta
SESAU/Fiocruz - Campo Grande/MS
Uma estratégia de enfrentamento ao COVID-19

Relatório

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Atendimento especializado em Teleinterconsulta.

  Através da web conferência, o profissional de saúde utiliza atendimento compartilhado entre paciente, médico assistente e especialista. O paciente marca a consulta no seu posto e o médico da unidade acompanha a consulta virtual. Quem já passou pelo atendimento aprovou a consulta, como a dona de casa, Aparecida de Jesus Rezende de Souza, 65 anos, que foi atendida no posto da Moreninha, perto da sua casa. “Isso é maravilhoso, mesmo distante eu me senti bastante acolhida porque o médico aqui nos dá esse respaldo, e vai nos auxiliando quando precisamos responder algo”, disse ela satisfeita com o atendimento.