“Mutirão do Povo” na Escola Ana Lúcia de Oliveira Batista

A ampla gama de serviços proporcionados teve como principal objetivo aproximar o cuidado à saúde da comunidade, trazendo facilidade para atualização das carteiras de vacinação e acesso rápido a procedimentos essenciais, além de profissionais de saúde da própria USF Paulo Coelho Machado, médicos residentes de diferentes especialidades e profissionais multiprofissionais, como enfermeiros, dentistas e assistentes sociais, trabalharam de forma integrada para prestar um atendimento amplo e humanizado.

O atendimento foi realizado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais de saúde. A grande adesão ao evento mostrou a importância desse tipo de ação, onde se destacou a necessidade de ações preventivas e educativas direcionadas à saúde da comunidade.

O acompanhamento do Bolsa Família, programa voltado para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, foi outro serviço bastante procurado, as famílias puderam realizar a atualização cadastral e receber orientações sobre como manter o benefício ativo, um fator importante para a segurança alimentar de muitos que ali estavam.

Para a comodidade dos cidadãos, o Cadastro do Cartão SUS foi ofertado, permitindo a atualização e emissão de cartões, facilitando assim o acesso aos serviços públicos de saúde. A aferição de pressão arterial foi massivamente procurada, demonstrando a preocupação dos presentes com doenças cardiovasculares, que são grandes causas de morbi-mortalidade na população brasileira.

A equipe também realizou testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e Covid-19, contribuindo para o controle e prevenção destas doenças na comunidade, a importância desse atendimento se reflete na rápida identificação e na consequente orientação para tratamento adequado, caso necessário.

Ademais, na prevenção do câncer bucal, os dentistas realizaram avaliações, orientações sobre higiene oral, foram enfatizadas as boas práticas relacionadas à saúde bucal e seus benefícios para a qualidade geral de vida.

O sucesso do “Mutirão do Povo” na Escola Ana Lúcia de Oliveira Batista foi evidente pela grande participação da comunidade e pelo feedback positivo de todos os envolvidos, ações como essa reforçam a necessidade de investimentos em saúde preventiva e a importância do acesso à saúde como um direito de todos, a Equipe da USF Paulo Coelho Machado e seus parceiros da Residência Médica e Multiprofissional se despediram da ação confiantes de terem feito uma significativa contribuição para a comunidade local e já com planos para futuros eventos semelhantes em outras regiões.

Compartilhar

Você também pode ler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *