USF Jardim Presidente Amplia Acesso a Exames Preventivos para Mulheres

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Presidente, em Campo Grande, promoveu um importante evento de saúde voltado para mulheres, contando com a parceria da Carreta do Hospital de Amor, esta iniciativa foi especialmente planejada para expandir o acesso a exames preventivos essenciais, como mamografias e coletas de citopatológico, essenciais na luta contra o câncer de mama e o câncer de colo de útero, respectivamente.

A ação não apenas serviu às mulheres da região adscrita à USF Jardim Presidente, mas também se estendeu às residentes das áreas adjacentes, atendendo àquelas que enfrentam obstáculos para realizar tais exames, nos três dias de atividades, a Carreta do Hospital do Amor fez algo mais do que simplesmente prestar serviços médicos; ela representou uma inclusão significativa no sistema de saúde, facilitando o acesso ao diagnóstico precoce, que pode salvar vidas.

Para as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos interessadas em realizar o exame de citopatológico, a USF Jardim Presidente oferece uma oportunidade conveniente, o procedimento pode ser feito diretamente na unidade, sem a necessidade de agendamento prévio, embora a opção de agendamento ainda esteja disponível na própria unidade ou através do website http://agendeseupreventivo.campogrande.ms.gov.br/. Para a mamografia, por outro lado, uma avaliação inicial é necessária. Aquelas que se enquadrarem nos critérios serão encaminhadas para o sistema de regulação, recebendo, assim, informações sobre o agendamento e local para a realização do exame.

Este modelo não apenas otimiza o processo para as usuárias, mas também enfatiza a importância do autocuidado e do monitoramento regular da saúde, a iniciativa do Hospital de Amor, em colaboração com a USF Jardim Presidente, é um exemplo destacado de como parcerias eficazes podem melhorar a acessibilidade aos serviços de saúde prioritários, promovendo, assim, uma prevenção mais efetiva e o bem-estar das mulheres.

A colaboração entre instituições de saúde, como evidenciado pela Carreta do Hospital de Amor, é um passo significativo no fortalecimento do sistema de saúde, garantindo que serviços essenciais sejam realizados de maneira eficiente e acessível, isso se alinha ao objetivo maior de promover uma sociedade mais saudável, na qual o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno de doenças possam se tornar práticas comuns e integradas à rotina de cuidados de saúde das mulheres.

Compartilhar

Você também pode ler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Movimento Novembro Azul

Em comemoração ao movimento Novembro Azul, a Unidade de Saúde da Família Coophavila promoveu uma ação na Feira da avenida Marinha com o objetivo de

Leia mais »