Na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Emília, esforços significativos estão sendo feitos para ampliar o acesso aos cuidados médicos necessários para a comunidade através do dedicado trabalho de profissionais como o Dr. Marco Tulio, residente de Medicina de Família e Comunidade, essas ações estão tomando forma em procedimentos médicos especializados oferecidos diretamente à população local.
Os residentes passam a ter experiências focada em atender às demandas de saúde mais urgentes da comunidade, enfatizando procedimentos anteriormente inacessíveis para muitos, isso inclui a realização de exérese de verrugas plantares, um problema comum que pode causar desconforto significativo e impactar a qualidade de vida dos pacientes, e a infiltração de joelho, um tratamento crucial para aqueles que sofrem de condições dolorosas associadas a essa articulação.
![](https://fiocruz.teiascampogrande.com.br/wp-content/uploads/2024/03/02-768x1024.jpeg)
Essas ações refletem um compromisso profundo com o princípio da medicina de família e comunidade, que visa proporcionar uma abordagem holística à saúde, considerando as necessidades e o bem-estar da comunidade como um todo, através dessa iniciativa, a USF Santa Emília está não só tratando condições médicas específicas mas, promovendo uma saúde melhor e mais inclusiva para todos.
Além de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos atendidos, a disponibilidade desses procedimentos enfatiza a importância da acessibilidade aos cuidados de saúde, reconhecendo as dificuldades que muitos enfrentam para obter tratamento especializado, os residentes estão comprometidos em tornar a saúde um direito acessível a todos, eliminando barreiras e garantindo que a comunidade receba o cuidado que necessita.
Essas ações por parte do Dr. Marco Tulio e da equipe na USF Santa Emília são um modelo inspirador do impacto positivo que o cuidado médico direcionado e acessível pode ter nas comunidades, continuando a focar nas necessidades específicas de saúde da população.