Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade SESAU/FIOCRUZ – 2023

Como sinalizado pelo Coordenador da residência médica em Medicina de Família e Comunidade Sesau-Campo Grande/Fiocruz, o processo de seleção vem atraindo cada vez mais a atenção de médicos interessados na especialidade, sendo este último concurso pós-pandemia, o que mais reuniu inscritos com um total 139 inscrições e 94 candidatos presentes, mantendo a tradição de ter participantes de todas as regiões do país, conforme o quadro abaixo:

A repercussão da residência também vem atraindo cada vez mais médicos formados no Estado do Mato Grosso do Sul, o que vem consolidando a residência como polo formador de especialistas em atenção primária. Hoje, nosso Programa de Residência Medica em Medicina de Família e Comunidade é o 3º maior do país, sendo um dos maiores provedores de especialistas para o Brasil, e capaz de notória fixação de especialistas da área no Estado do Mato Grosso do Sul.

Ao longo de 2 anos de formação, os residentes terão sua capacitação em modelo de ensino em serviço, totalizando até 5.760 horas em atividades teórico-práticas. Além das atividades diárias junto a população atendida no cotidiano de uma unidade de atenção primária, os médicos especializando ainda participam de aulas em 5 grandes módulos, a saber: cardiovascular, saúde mental, saúde da mulher e populações específicas, comunicação clínica e melhoria da qualidade. Complementam ainda essa formação, módulos virtuais de Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas, Ferramentas Práticas da Medicina de Família, Epidemiologia, Ética e Bioética.

Compartilhar publicação

Outras Publicações