Orientador: Dr. Yuri Mateus Muniz Martins Souza
Título: Projeto – Manual do Residente de Medicina de Família e Comunidade: Abordagem aos problemas respiratórios na atenção primária à saúde
Garcia, Fábio Garcia da Luz. Projeto – Manual do Residente de Medicina de Família e Comunidade: Abordagem aos problemas respiratórios na atenção primária à saúde. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.
INTRODUÇÃO: Objetiva-se expor o raciocínio clínico, diagnóstico e manejo das principais síndromes respiratórias envolvendo a Atenção Primária à Saúde (APS). Dessa forma, pretende-se facilitar o entendimento dos médicos de família e profissionais que atuam na Atenção Primária sobre as principais síndromes clínicas respiratórias, de forma a possibilitar a condução dos casos e contribuir para o conhecimento com base nas principais literaturas científicas e protocolos/diretrizes internacionais. Métodos: Foram obtidas as informações na literatura médica, artigos, consensos e diretrizes nacionais e internacionais correspondentes, com temas em atenção primária e medicina de família. Abordagem aos problemas respiratórios na atenção primária à saúde é o tema exposto, trazendo o conteúdo de: Tosse, Dispneia, Asma, DPOC, indicações para fisioterapia respiratória, bem como reconhecimento de condições respiratórias agudas e de risco de vida, como pneumotórax, tromboembolismo pulmonar, derrame pleural, broncoaspiração, estado de mal asmático, corpo estranho e estabilizando o paciente até sua internação. Resultados: O capítulo de Abordagem aos Problemas Respiratórios trouxe de maneira suscinta o raciocínio clínico, diagnóstico e manejo das principais síndromes respiratórias na Atenção Primária. Foram expostas as medidas preconizadas pelos principais manuais e literatura científica em cada esfera de conhecimento neste capítulo apresentada, com facilitação do seu entendimento por parte dos profissionais médicos de família que atuam neste nível de atenção. Conclusões: Os temas são primordiais para o manejo de casos e atendimentos complexos na atenção básica, facilitando o raciocínio clínico dos profissionais que trabalham na atenção primária com atualizações e medicina baseada em evidências.
Palavras-chave: a.Tosse, b. Dispnéia, c. Asma, d. Dpoc