Orientador: Catia Cristina Valadão Martins Rosa
Título: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA AUMENTO DA COBERTURA DO EXAME CITOPATOLÓGICO EM MULHERES DE 25 A 64 ANOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS
VIANA, Layane Silva dos Anjos. Estratégias de intervenção para aumento da cobertura do exame citopatológico em mulheres de 25 a 64 anos em uma unidade de saúde da família do município de Campo Grande/MS. 2022. 23 folhas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.
INTRODUÇÃO: Trata-se de um projeto de intervenção para o aumento da cobertura de exame citopatológico em mulheres de 25 a 64 anos de idade na Unidade de Saúde da Família Dr. Antonio Pereira Tiradentes no Município de Campo Grande/MS objetivando incremento do Indicador 4 do Programa Previne Brasil para o segundo quadrimestre do ano de 2022. O referencial teórico que norteou toda intervenção foi a Nota Técnica nº 4 da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde que trata especificamente das orientações para qualificação do Indicador 4 “Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde”. As ações realizadas durante a execução do projeto resultaram em 2,22% de aumento no desempenho do Indicador que passou de 9 para 11% no segundo quadrimestre e 13% no terceiro quadrimestre do ano de 2022. É necessário monitoramento e continuidade das estratégias de sucesso para que se atinja a completude da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 40%.
Palavras-chave: Exame citopatológico. Saúde da Família. Previne Brasil.