Autor: Larissa Alana dos Santos Camargo

Orientador: Me. Évelin Angélica H. Morais

Título: IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA COBERTURA VACINAL DE CRIANÇAS MENORES DE 02 ANOS DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE /MS

CAMARGO, Larissa Alana Dos Santos. Impactos Da Pandemia Da Covid-19 Na Cobertura Vacinal De Crianças Menores De 02 Anos Do Município De Campo Grande /MS. 2023. 42 folhas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2023.

INTRODUÇÃO: O Brasil, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é referência mundial no quesito vacinação, pois possui amplo rol de vacinas contra diversas doenças, sendo que são ofertadas na Atenção Primária a Saúde (APS). Com a chegada da pandemia da Covid-19, a APS teve suas atividades rotineiras prejudicadas, com a consequente instituição do lockdown e o atendimento restrito apenas para urgências e emergências, o que fez com que a vacinação de rotina ficasse de lado. Dados mostram que o Brasil, em 2020, passa pela pior adesão da série histórica, sendo que 29% dos pais adiaram a vacinação dos filhos após o surgimento da Covid-19. O presente estudo teve como objetivo apontar e analisar os impactos da pandemia da Covid-19 na cobertura vacinal de menores de 02 anos de acordo com o calendário vacinal proposto pelo PNI, na cidade de Campo Grande, MS. Foi realizado um estudo descritivo, correlacional com dados secundários sobre a CV entre os anos de 2018 (pré-pandemia) e 2021. O estudo teve como amostra 12 vacinas disponíveis no calendário de imunizações. Levando em consideração que o PNI prevê como índice ideal 90% de cobertura vacinal anualmente, foi identificado que nenhuma vacina alcançou essa meta nos anos de 2020 e 2021. Ficou evidente que a pandemia alterou drasticamente a rotina de toda a sociedade, e foi determinante para intensificar as baixas coberturas vacinais em menores de 2 anos em Campo Grande. Conclui-se com esta pesquisa a importância da não interrupção da vacinação rotineira das crianças em virtude da pandemia da Covid-19 e a adoção de estratégias adaptadas às realidades locais para aumento da Cobertura Vacinal.

Palavras-chave: Vacinação. Cobertura Vacinal. Covid-19.