Orientador (a): Mariane Emi Sanabe
Título: Percepção do Cirurgião Dentista do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre Hipomineralização dos Segundos Molares Decíduos (HSMD) eHipomineralização dos Molares e Incivos (HMI) no múnicípio de Campo Grande – MS
Hipomineralização dos Segundos Molares Decíduos (HSMD) e Hipomineralização dos Molares e Incisivos (HMI) são defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário de ordem qualitativa, caracterizado por zonas de opacidades demarcadas de coloração de branco a acastanhado. A etiologia ainda é indefinida, mas de acordo com a literatura pode ser considerada multifatorial. A superfície irregular e rugosa da HSMD/HMI resulta em uma maior susceptibilidade de desenvolvimento de lesões cariosas e aumento significativo na
necessidade de atendimentos odontológicos quando comparado a paciente sem a alteração. O presente estudo avaliou o conhecimento e a percepção de cirurgiões dentistas da rede pública de Campo Grande-MS acerca do tema supracitado. Dos 255 questionários enviados, 53 foram respondidos, representando 20,78% da amostra. A maioria dos participantes tinha conhecimento sobre HSMD/HMI, mas 30,2% desconheciam sua prevalência na comunidade.
Fatores genéticos, condições pré, peri e pós-natais e uso de medicamentos foram associados à etiologia. A maioria percebeu um padrão diferente de cárie nesses pacientes, e a combinação de cimento de ionômero de vidro (CIV) com resina composta foi o tratamento mais comum.
Desta maneira, sugere-se a implementação de educação continuada, como palestras, cursos, treinamentos, seminários,dentre outras atividades para esses profissionais, bem como a necessidade de estratégias para melhorar a abordagem e tratamento aos pacientes com essas condições na atenção primária à Saúde.
Palavras-chave: Hipomineralização Molar Incisivo; Cirurgião dentista; Saúde Pública.