Autora: Viviane Uesato Tamassiro

Orientador (a): Weikmam Alves Mendes

Título: Análise da situação das Consultas de Puericultura nas Unidades com REsidência de Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional em Campo Grande – MS

Introdução: na Atenção Primária à Saúde (APS) é desenvolvido o programa de Puericultura o qual abrange o acompanhamento do desenvolvimento infantil, bem como engloba a verificação da situação das vacinas nos bebês e nas crianças, guia e estimula o aleitamento materno e orienta as práticas alimentares. O atendimento em Saúde da Criança por médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) fundamenta-se em recomendações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Objetivo: avaliar o número de consultas de puericultura das crianças nascidas no primeiro semestre do 2022 cadastradas nas unidades com residência de MFC da SESAU/FIOCRUZ e UFMS no município de Campo Grande – MS conforme preconizado pelo Ministério da Saúde até um ano de vida. Métodos: Este estudo analisou consultas de puericultura de crianças de 1 ano de idade em Campo Grande, Mato Grosso, no período de janeiro a junho de 2022. Os dados foram coletados e compilados em planilha Excel das Unidades TEIAS. O estudo teve como objetivo desenvolver uma análise preditiva da assistência à saúde infantil em Campo Grande, MS. Os dados foram analisados por meio do teste Qui-Quadrado, teste de proporção e programa IBM SPSS versão 25 com nível de significância de 5%. Conclusão: as consultas de puericultura são cruciais para o crescimento, a saúde e a segurança das crianças. Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família promovem atividades de monitoramento. A andragogia é utilizada em ambientes de atendimento durante a residência no MFC, formando médicos experientes e promovendo conexões fortes. A clínica de puericultura aprimora o conhecimento técnico e as habilidades de relacionamento com pacientes dos médicos residentes do MFC.

Palavras-chave: atenção primária; análise situacional; puericultura; residência médica; medicina de família e comunidade.