Formatura dos residentes da turma 2021/2023

No último dia 17 de março aconteceu mais uma formatura das Residentes em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família, são mais de 50 novos profissionais especialistas em Saúde da Família preparados para o atendimento aos usuários do serviço de saúde pública com a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os Programas de residência tem o seu foco na Atenção Primária à Saúde que faz parte de uma rede de formação na área da educação e saúde no Brasil que vem sendo ampliada na última década, tem o seu objetivo em preparar profissionais para a atuação no serviço público.

A Secretaria Municipal de Campo Grande no Mato Grosso do Sul (SESAU/MS), por intermédio de uma proposta de cooperação juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vem ofertando vagas em residência deste 2020, desde então, já foram duas turmas formadas e diversos profissionais já estão atuando, tanto no Estado de Mato Grosso do Sul, quanto em outros Estados.

No último edital lançado em dezembro de 2022, foram ofertadas 47 vagas para a residência multiprofissional em saúde da família que divide o seu eixo nas modalidades profissionais de Psicologia, Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Educação Física, Fisioterapia e Farmácia. Também foi lançado o edital para a residência em medicina de família e comunidade que ofertou 39 vagas para médicos.

As provas foram realizadas no dia 05 de fevereiro de 2023 contou com a participação de mais de 700 candidatos, tanto do Estado de Mato Grosso do Sul, quanto de outros Estados do Brasil.

O significado da Especialidade em Saúde da Família é profundo e de fundamental importância para o sistema público, trata-se de uma área que aborda a integralidade, longitudinalidade, prevenção e promoção da saúde, relacionados ao contexto familiar, social e comunitário, busca atender cada membro da família ao longo do tempo, às suas necessidades específicas e prevenir agravos.

A formatura contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde Doutor Sandro Benites, da Secretária Adjunta Doutora Rosana Leite de Melo, do Secretário de Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul Doutor Maurício Simões Correa, do Vereador Paulo Lands, do Presidente do COREN/MS Doutor Sebastião Júnior Duarte,  da Presidente do CRO/MS Doutora Silvana Silvestre, do Coordenador do Projeto Territórios Integrados de Atenção à Saúde de Campo Grande Doutor Roberto Raposo, da Presidente da Santa Casa Doutora Alir Terra Lima,  da Superintendente do Hospital Universitário Doutora Andrea Linderberg, do Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Doutor Renato Silva Nacer.

Compartilhar publicação

Outras Publicações