Orientador: MFC Talitha Barros Ferreira de Carvalho,
Título: Prevenção de queda na população idosa: Um guia rápido de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária para profissionais de saúde.
Vinnicius Xavier de Alencastro. Prevenção de queda na população idosa: um guia rápido de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária para profissionais de saúde. Monografia para obtenção de título de especialista em Medicina da Família e Comunidade, Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande, 2023.
INTRODUÇÃO: Convido você caro leitor a uma mudança dos paradigmas no atendimento a saúde do idoso propondo uma abordagem especifica e ampla a essa população. Atendo-se e respeitando as características de cada individuo. A defesa da independência e autonomia do idoso são a base desse trabalho. Esse trabalho de conclusão foi iniciado como uma proposta de intervenção a uma das principais causas de morte evitáveis e incapacitação de idosos, a queda em idosos. A intenção desse trabalho é mostrar a diferentes profissionais diversas possibilidades de prevenção em saúde do idoso, reduzindo o risco de queda e suas complicações. O presente trabalho utilizou protocolos internacionais atualizados e validados com o objetivo de auxiliar profissionais da saúde a realizar uma prática de atendimento amplo a saúde do idoso. A prevenção de fatores de riscos, doenças, complicações e iatrogenias é essencial para uma boa atuação profissional de quem promove a saúde.
Palavras-chave: queda; idoso; custo; fragilidade; fatores de risco; sarcopenia; demência; vertigem; complicações; polifarmacia; (descritores em saúde da BVS pelo link http://decs.bvs.br/).