Autor: Thayana Marçal Schlotefeldt

Orientador: MFC Fábio Moraes Felices

Título: Avalição do progresso relacionada aos procedimentos dos residentes do primeiro ano de um programa de residência médica de medicina de família e comunidade

Schlotefeldt, Thayana Marçal; Felices, Fábio Moraes; Silva, Camilla Silva; Rosa, Barbara Luiza. Avaliação do progresso em relação aos procedimentos dos residentes do primeiro ano de um programa de residência médica de medicina de família e comunidade Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem por objetivo avaliar a evolução da capacidade de realizar procedimentos ambulatoriais dos residentes do primeiro ano da residência médica de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz do ano de 2022. Essa avaliação foi realizada por meio de questionários respondido pelos residentes. São no total 3 (três) questionários, sendo o primeiro retroativo, se referindo ao período inicial da residência e os demais ao momento atual da resposta, totalizando 8 meses de estudo (abril a novembro do ano de 2022). O primeiro foi aplicado no início de julho (referente ao período final de março, considerado inicial da residência), o segundo em julho (intermediário) e o último em novembro (questionário final). As respostas dos questionários foram inspiradas na pirâmide de conhecimento de Miller. Cada questionário foi composto por 14 perguntas, sendo o último questionário com pergunta extra de livre resposta na qual o participante poderia indicar qual procedimento gostaria de aprender além dos listados.

Palavras-chave: procedimentos, curva de aprendizado, pirâmide de Miller, residência médica