Orientador: MFC Maria Carolina Oliveira do Amaral Camargo
Título: Manual do Residente de Medicina de Família e Comunidade: Abordagem a problemas gerais e inespecíficos
MOTTIN, Livia Maria Borsato; AMARAL, Maria Carolina Oliveira do. Manual do Residente de Medicina de Família e Comunidade: abordagem a problemas gerais e inespecíficos. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.
INTRODUÇÃO: elaborar um Manual do Residente de Medicina de Família e Comunidade, a fim de facilitar a consulta de informações rápidas e relevantes diante das principais patologias encontradas na Atenção Primária. Métodos: a elaboração do capítulo contou com revisão bibliográfica crítica e atualizada sobre abordagem a problemas gerais e inespecíficos mais frequentes na Atenção Primária, contribuindo para a construção do Manual do Residente de Medicina de Família e Comunidade. Resultados: produção do capítulo de abordagem a problemas gerais e inespecíficos com base na literatura, abrangendo temas de sintomas clinicamente inexplicados, síncope e desmaio, abordagem à dor aguda e crônica, linfonodomegalia e prescrição e desprescrição de medicamentos na Atenção Primária à Saúde. Considerações finais: a elaboração do manual e de tal capítulo favorece residentes de Medicina de Família e Comunidade, além de outros médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde, tendo ao dispor um arsenal de literaturas atualizadas e validadas para consultas rápidas referente aos problemas gerais e inespecíficos, auxiliando na determinação de diagnósticos e condutas baseados em evidências científicas.
Palavras-chave: Medicina de Família e Comunidade; Atenção Primária à Saúde; Geral e inespecífico; Sintomas clinicamente inexplicados; Síncope; Dor; Linfonodomegalia; Prescrição e desprescrição de medicamentos.