Autor: Isis Taborda Silva

Orientador: João Alfredo Cadorin

Título: Manual do Residente de Medicina da Família e Comunidade: Capítulo Atenção à Saúde da Mulher

SILVA, Ísis Taborda, Manual do Residente de Medicina da Família e Comunidade: Capítulo Atenção à Saúde da Mulher. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.

INTRODUÇÃO: Frente ao vasto campo de atuação da Medicina de Família e Comunidade tem-se a necessidade de acesso a material teórico de qualidade que facilite a conduta clínica no consultório, no momento de atendimento à paciente. Este trabalho tem como objetivo elencar em um rol taxativo as mais atualizadas condutas e sanar as principais dúvidas quanto à saúde da mulher e seus principais agravos. Este capítulo pertencerá ao livro Manual do Residente de MFC, produzido pelos integrantes da turma de Residência em Medicina de Família e Comunidade SESAU/Fiocruz de Campo Grande – MS. A metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa a partir de revisões bibliográficas, livros-texto e protocolos das principais entidades de relevância no tema, realizando resumo e organizando a informação de forma clara e objetiva. O resultado obtido foi a criação de um manual orientador para atendimento ambulatorial mais célere e assertivo, no tocante à saúde da mulher. Conclui-se que a atenção primária a saúde lida com uma vasta gama de assuntos, dos mais simples até os mais complexos, de pacientes de todas as faixas etárias e ciclos de vida. Sendo assim, o acesso a um guia que otimize as condutas e retire dúvidas pontuais pode e irá auxiliar o profissional de saúde na tomada de decisões. O manejo aprimorado das pacientes é uma realidade possível através da capacitação dos profissionais, para o fortalecimento da APS e a construção de um Sistema Único de Saúde de qualidade, resolutivo e consistente.

Palavras-chave: saúde, medicina de família e comunidade, saúde da mulher, atenção primária em saúde, residência de medicina de família e comunidade.