Autor: Felipe Luges Francisco

Orientador: MFC Agatha Rosembarque Meza

Título: Perfil dos pacientes que fazem uso de psicotrópicos e são acompanhados por uma equipe de saúde da família do município de Campo Grande – MS

LUGES F., Felipe Luges Francisco (autor 1); MEZA, Agatha Rosembarque Meza (autor 2); MORAIS, Évelin Angélica Herculano de Morais (autor 3). Perfil dos pacientes que fazem uso de psicotrópicos e são acompanhados por uma equipe de saúde da família do município de Campo Grande – MS. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.

INTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil epidemiológico dos usuários de psicotrópicos que fazem acompanhamento em na Unidade de Saúde da Família Benedito Martins Gonçalves Oliveira II, situada em Campo Grande MS, do território adscrito da Equipe de Saúde da Família Maria José de Freitas. Trata-se de um estudo observacional transversal de análise de prontuários, onde foram levantados os dados de atendimentos registrado no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) dos meses de julho à outubro de 2022, as informações tabuladas em planilha. Os resultados demonstraram uma predominância de pacientes do gênero feminino 70,38%, com idade entre 31 a 59 anos 54,64%, apresentando também um grande número de usuários com multimorbidades diagnosticadas 51,55%. Outra análise possível dos dados foi referente a prescrição adequada para o diagnóstico, foi possível verificar que diversos prontuários deixavam de constar um diagnóstico que justificasse o uso do psicotrópico além de poder verificar que há um uso irracional de medicamentos ansiolíticos/benzodiazepínicos. Conclui-se que o estudo conseguir traçar o perfil aproximado do usuário de psicotrópicos, porém teve uma análise limitada devido a falta de cadastramento completo dos usuários no sistema, com isso pode-se apresentar possibilidades de criação de grupos terapêuticos voltados ao público específico e também trabalhar na educação continuada dos profissionais que trabalham na unidade.

Palavras-chave: Atenção primária a saúde, Saúde Mental, Psicotrópicos.