Orientador: MFC Agatha Rosembarque Meza
Título: Perfil dos pacientes que fazem uso de psicotrópicos e são acompanhados por uma equipe de saúde da família do município de Campo Grande – MS
LUGES F., Felipe Luges Francisco (autor 1); MEZA, Agatha Rosembarque Meza (autor 2); MORAIS, Évelin Angélica Herculano de Morais (autor 3). Perfil dos pacientes que fazem uso de psicotrópicos e são acompanhados por uma equipe de saúde da família do município de Campo Grande – MS. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.
INTRODUÇÃO: O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil epidemiológico dos usuários de psicotrópicos que fazem acompanhamento em na Unidade de Saúde da Família Benedito Martins Gonçalves – Oliveira II, situada em Campo Grande – MS, do território adscrito da Equipe de Saúde da Família Maria José de Freitas. Trata-se de um estudo observacional transversal de análise de prontuários, onde foram levantados os dados de atendimentos registrado no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) dos meses de julho à outubro de 2022, as informações tabuladas em planilha. Os resultados demonstraram uma predominância de pacientes do gênero feminino 70,38%, com idade entre 31 a 59 anos 54,64%, apresentando também um grande número de usuários com multimorbidades diagnosticadas 51,55%. Outra análise possível dos dados foi referente a prescrição adequada para o diagnóstico, foi possível verificar que diversos prontuários deixavam de constar um diagnóstico que justificasse o uso do psicotrópico além de poder verificar que há um uso irracional de medicamentos ansiolíticos/benzodiazepínicos. Conclui-se que o estudo conseguir traçar o perfil aproximado do usuário de psicotrópicos, porém teve uma análise limitada devido a falta de cadastramento completo dos usuários no sistema, com isso pode-se apresentar possibilidades de criação de grupos terapêuticos voltados ao público específico e também trabalhar na educação continuada dos profissionais que trabalham na unidade.
Palavras-chave: Atenção primária a saúde, Saúde Mental, Psicotrópicos.