Autor: Roberta Messias

Orientador: Marcia Valeria Leal Guimarães

Título: PROJETO DE INTERVENÇÃO: PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CÂNCER BUCAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM CAMPO GRANDE – MS

MESSIAS, Roberta. Projeto de intervenção: Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal em uma Unidade de Saúde da Família em Campo Grande – MS. 2023. 31p. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2023.

INTRODUÇÃO: Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências de câncer de boca, com cerca de 20 mil casos por ano. A taxa de mortalidade permanece praticamente a mesma de décadas passadas. Suas características clínicas são bastante conhecidas, mas apesar disso o número de pacientes diagnosticados tardiamente permanece alto. Este projeto de intervenção apresenta e discute uma experiência de sala de espera no âmbito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, com abordagens coletivas/participativas, utilizando um guia norteador para verificar o grau de conhecimento dos usuários para conduzir a roda de conversa, transformando a sala de espera em um local de práticas educativas odontológicas regulares em unidades de saúde da família. Os dados evidenciaram que a população não têm um conhecimento adequado sobre o câncer de boca. Também foi verificado que, apesar de saberem o que é autoexame de boca, desconhecem como realizá-lo. Os resultados ressaltam a importância da promoção de saúde, através de ações educativas continuas. A demora em se procurar um atendimento pelo desconhecimento sobre prevenção, sintomas e fatores de risco faz com que o diagnóstico em sua grande maioria seja tardio.

Palavras-chave: Câncer de boca 1. Educação em Saúde 2. Prevenção 3.