Autor: Lidiane Mara da Silva Andrade

Orientador: Melisha Stephanie dos Santos Tavares do Nascimento

Título: ESTRATÉGIAS DE REINSERÇÃO DE USUÁRIOS AO GRUPO DE HIPERDIA APÓS PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

ANDRADE, Lidiane Mara da Silva. Estratégias de reinserção de usuários ao grupo de HIPERDIA após pandemia da Covid-19 em uma equipe de Saúde da Família. 2022. 42 páginas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem como tema estratégias de reinserção de usuários ao grupo de HIPERDIA após pandemia da Covid-19 em uma equipe de saúde da família. O HIPERDIA consiste no cadastramento e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos. Essa prática foi afetada pela pandemia de Covid-19, pelo isolamento social imposto e pelo receio dos pacientes em se exporem ao vírus. O objetivo geral foi desenvolver estratégias que causassem a reinserção dos usuários ao grupo no contexto da pandemia de Covid-19. Essa intervenção foi realizada na Unidade Básica de Saúde da Família Benedito Martins Gonçalves, em Campo Grande-MS. O universo de pesquisa envolve os pacientes do Programa HIPERDIA da Unidade com foco na Equipe Antônio João Escobar. A coleta de dados foi realizada utilizando os registros disponíveis na Unidade de Saúde. A intervenção ocorreu de diversas formas através de estratégias traçadas que contemplaram a participação de todos os membros da equipe. Observou-se o retorno de forma gradual dos pacientes ao grupo, a sua permanência e constância mês a mês através das estratégias desenvolvidas, sendo inclusive a frequência comparável aos anos anteriores à emergência sanitária. Portanto, conclui-se que as estratégias desenvolvidas e realizadas junto aos membros da equipe e aos pacientes foi de extrema relevância, onde os objetivos foram alcançados e superados, tendo como principal a adesão e retorno dos pacientes ao grupo HIPERDIA.

Palavras-chave: Hipertensão. Diabetes. Hiperdia. Covid-19.