Autor: Giselle Fernanda Coelho Dallazen

Orientador: Ms. Vanessa Mueller

Título: O ACOLHIMENTO AOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS

DALLAZEN, G. F. C. O ACOLHIMENTO AOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS. 2023. 35p. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2023.

INTRODUÇÃO: A Atenção Primária à Saúde (APS) é uma estratégia de organização dos serviços de saúde, sendo considerada como a principal porta de entrada para o sistema de saúde. A falta de qualificação dos profissionais de saúde pode causar prejuízo durante a assistência interferindo na comunicação, diagnósticos e planos de tratamento, o que pode intensificar quando o cuidado é realizado a usuários com deficiência auditiva que não fazem uso da língua verbal. O presente estudo objetivou verificar o processo de acolhimento e acesso de primeiro contato na Atenção Primária à Saúde, buscando identificar os principais desafios e as oportunidades para o adequado acolhimento aos usuários com deficiência auditiva, a partir de uma análise descritiva-exploratória, a partir da realização de questionário semi-estruturado. Participaram da pesquisa 48 profissionais de diversas categorias, lotados nas 9 Unidades de Saúde que fazem parte do Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (INOVAAPS/LIAPS) em Campo Grande-MS. Os resultados evidenciaram o interesse dos profissionais na realização de capacitações em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) a partir de oferta e incentivo da gestão local, bem como a necessidade do auxílio de intérpretes de LIBRAS de forma remota/presencial para a realização de atendimentos e sobre a importância de adaptações físicas dos serviços de saúde. Também, foram apontadas questões relativas à inclusão da língua LIBRAS em ambientes de aprendizagem, com a finalidade de garantia de qualificação de acesso e inclusão social. Assim, destaca-se a necessidade da criação de estratégias facilitadoras para a comunicação com deficientes auditivos, garantindo assim o acesso com autonomia aos serviços de saúde.

Palavras-chave: : Atenção Primária à Saúde. Deficiência Auditiva. Acesso aos Serviços de Saúde. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).