Autor: Cinthia Carolina Esquivel de Arruda

Orientador: Jakeline Ribeiro Barbosa

Título: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE TUBERCULOSE PULMONAR EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL, NO PERÍODO DE 2018 A 2021.

ARRUDA, E. C. Cinthia. Estudo Epidemiológico de Tuberculose Pulmonar em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, NO PERÍODO DE 2018 A 2021. 2022. P. 31. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) é uma enfermidade infecciosa e transmissível causada por algumas espécies de micobactérias, sendo a principal em saúde pública o M. tuberculosis, também denominado de bacilo de Koch (BK), que afeta especialmente os pulmões, porém, pode acometer outros órgãos. Esta pesquisa propos a análise das variáveis sociodemográficas, clínicas e laboratoriais de pacientes diagnosticados com Tuberculose Pulmonar pelas unidades de saúde de Campo Grande – MS. Para tanto, foi realizado um estudo transversal com dados secundários do Sinan, referente aos atendimentos e notificações dos casos de Tuberculose Pulmonar no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2021. Nesta foram encontrados 2749 notificações de tuberculose das quais 81,81% foram da forma clínica pulmonar. Os casos novos tiveram maior taxa em 2018 com 75,50% dos casos. O sexo masculino foi predominante em todos os anos da pesquisa, assim como a raça parda, zona de residência urbana e estrato etário de 20 à 39 anos. O percentual de cura foi mais elevado em 2018 com 62,61%, entretanto este e todos os outros anos foram aquém das metas brasileiras para tuberculose. A principal limitação do estudo, foi a incompletitude de dados que dificulta o estabelecimento de relações entre dados e ocorrência da tuberculose pulmonar.

Palavras-chave: Tuberculose. Epidemiologia. Vigilância.