Autor: Carolina da Silva Marcolino

Orientador: Alline Lam Orué

Título: A INTEGRAÇÃO NO SERVIÇO PARA O CUIDADO AO USUÁRIO SOB O OLHAR DE PROFISSIONAIS ENFERMEIROS E MÉDICOS DAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM CAMPO GRANDE/MS

MARCOLINO, Carolina da Silva. A integração no serviço para o cuidado ao usuário sob o olhar de profissionais enfermeiros e médicos das Unidades de Saúde da Família: programas de residência em Campo Grande/MS. 2023. 53 páginas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2023.

INTRODUÇÃO: A integralidade busca garantir acesso a ações e serviços de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, deste modo, o cuidado integral tem a capacidade de analisar o usuário em todo seu contexto biopsicossocial, logo depende da integração no serviço, corroborando com a interdependência. Objetivo Geral: Compreender a integração no serviço para o cuidado ao usuário sob o olhar dos profissionais de saúde dos programas de residência no município de Campo Grande, MS. Metodologia: Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa realizada em Unidades de Saúde da Família. Foram 153 convidados entre enfermeiros e médicos, residentes e preceptores. Os dados coletados via questionário online foram expressos por meio de frequências relativas e absolutas. A avaliação das respostas abertas foi determinada conforme o reconhecimento da análise do depoimento, das expressões-chave e conteúdos centrais. Resultados e Discussão: Participaram 31 indivíduos que permitiram a verificação da existência de desafios no cuidado integral à saúde, demonstrando dificuldades na realização e uniformização da vigilância em saúde, referência e contrarreferência, além de demonstrar limitações durante o exercício do profissional enfermeiro. Consideração Final: Conclui-se que há a necessidade da integração dos sistemas de saúde, padronização e ampliação da autonomia do profissional enfermeiro, pois essas carências são potencializadores na diminuição da resolução e descontinuidade do cuidado integral.

Palavras-chave: Assistência Integral à Saúde. Universalização da Saúde. Integralidade em Saúde. Interoperabilidade da Informação em Saúde.