Título: ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAR O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM HANSENÍASE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REGIÃO NORTE DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS, BRASIL.
PANOVICH, Marina Franco. ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAR O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM HANSENÍASE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REGIÃO NORTE DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS, BRASIL. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.
A hanseníase é uma doença de alta infectividade e de grande prevalência no mundo, sendo que o Brasil abriga porcentagem expressiva dos casos, especialmente a região Centro-Oeste. A Unidade de Saúde em questão está situada em um bairro que tem sua origem no povoamento pelas famílias de pacientes com hanseníase que eram compulsoriamente isolados no Hospital São Julião, na década de cinquenta. Atualmente os casos notificados pela Unidade são expressivamente baixos quando comparados aos casos acompanhados na cidade, no distrito e no Hospital. Sendo assim, percebe-se que a Atenção Primária não vem cumprindo plenamente o seu papel na ordenação e coordenação do cuidado de seus usuários. Dessa forma, este trabalho relata aspectos sobre a doença e elabora propostas de ações de intervenção na Unidade em questão, as quais devem ser constantemente reavaliadas, para aumentar o diagnóstico precoce e contactantes, prevenção de agravos e acompanhamento desses pacientes.
Palavras-chave: