Autor: Nayara Ferreira da Silva

Título: Educação Permanente em Saúde sobre diabetes mellitus Tipo 2: Intervenção com uma Equipe de Saúde da Família em Campo Grande – MS.

SILVA, Nayara. Educação Permanente em Saúde sobre diabetes mellitus Tipo 2: Intervenção com uma Equipe de Saúde da Família em Campo Grande – MS. 2022. 37p. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é um grave problema de saúde pública e requer cuidados contínuos, onde ações em saúde reduzem as complicações e agravos consequentes desse problema. A intervenção educativa através da Educação Permanente em Saúde (EPS) traz a mudança do processo de trabalho através do aprendizado e almeja a melhora da qualidade dos serviços ofertados. Buscou-se qualificar o cuidado aos usuários diabéticos de uma Unidade Saúde da Família Dr. Alfredo Neder – Coophavila II no município de Campo Grande – MS, e além disso, aprimorar os conhecimentos sobre DM2, identificar dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde em relação à educação em saúde do paciente diabético e promover espaço de EPS no processo de trabalho. Diante disso, foi utilizado a metodologia de problematização, com base no Arco de Maguerez. Foram realizadas quatro oficinas para a abordagem sobre DM2. As dificuldades encontradas envolveram a pouquidade de ambiência no local de oficinas e ausência de horário exclusivo para EPS. As potencialidades contempladas foram participação ativa de todos os participantes e envolvimento interprofissional. Através dos encontros, a equipe identificou maiores dificuldades com pacientes presentes na etapa de mudança de comportamento “pré-contemplação” e “contemplação” e com abordagem familiar. Conclui-se que a inserção da EPS no processo de trabalho é importante, motivando os profissionais de saúde diante aos desafios do cotidiano de trabalho.

Palavras-chave: Diabetes mellitus. Educação Permanente em Saúde. Método do Arco. Metodologia da problematização.