Autor: Mônica Peixoto Fontes

Título: Reestruturação do uso das ferramentas tecnológicas na Atenção Primária à Saúde no cuidado dos pacientes hipertensos em uma Unidade Saúde da Família em Campo Grande – MS.

FONTES, Mônica. Reestruturação do uso das ferramentas tecnológicas na Atenção Primária à Saúde no cuidado dos pacientes hipertensos em uma Unidade Saúde da Família em Campo Grande – MS. 2022. 24. Trabalho de Conclusão de Residência -Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

A atenção em saúde para as DCNT necessita de abordagem multiprofissional pois as condições são prevalentes, multifatoriais com determinantes biológicos e socioculturais. O Escore de Framingham (EF) tem como objetivo estimar o risco de cada indivíduo sofrer uma doença arterial coronariana nos próximos dez anos. O objetivo do trabalho foi otimizar a planilha de vigilância com a inserção do EF para visibilizar a população com risco cardiovascular em um estudo experimental prospectivo realizado em quatro etapas: exposição do projeto piloto, treinamento da equipe, uso e avaliação da ferramenta pelos profissionais da Unidade Saúde da Família. Selecionou-se 144 usuários que possuíam os critérios para o EF. A faixa etária com maior prevalência em ambos os sexos foi a partir dos 60 anos. Dados demonstraram que 68,9% dos homens e 54,7% das mulheres não possuíam registros de acompanhamento com a equipe de saúde. Pelo EF houve risco alto em mulheres (67,6%) e moderado para homens (55,6%). Após o período de utilização da ferramenta de vigilância, 42,9% dos profissionais descreveram como boa e 57,1% como muito boa. 100% dos entrevistados relataram que a nova ferramenta auxiliou melhor para a realização de vigilância em DCNT, tendo um nível de satisfação de 57,1%. Houve diversos obstáculos devido à pandemia do COVID-19, porém com o avanço da vacinação e a diminuição de casos, os dados poderão ser mais satisfatórios.

Palavras-chave: Hipertensão arterial. Atenção Primária em Saúde. Informática médica.