Autor: Mayara Leite Cardoso de Sá

Título: Qualificação dos Enfermeiros em Unidade de Saúde da Família do Município de Campo Grande para Inserção do Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU).

Leite Cardoso de Sá, Mayara. Qualificação dos Enfermeiros em Unidade de Saúde da Família do Município de Campo Grande para Inserção do Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU). 2022. 24 folhas do total trabalho. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

Trata-se de um Projeto de Intervenção onde ocorreu a oferta de uma qualificação destinada aos enfermeiros de duas Unidades de Saúde da Família para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. Realizou-se uma capacitação teórico-prática para a inserção de DIU, para os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Participaram da capacitação um total de 21 profissionais, sendo 4 enfermeiras preceptoras, 13 enfermeiros residentes, 1 preceptor de medicina, 1 enfermeira da SESAU e 2 acadêmicas de medicina. O objetivo foi oferecer uma capacitação para os enfermeiros que atuam na Unidade de Saúde do Coophavilla II e Jardim Batistão, movido a partir do interesse do DIU por parte das mulheres atendidas durante as consultas de enfermagem, observou-se a necessidade de ter enfermeiros qualificados para a inserção desse dispositivo na APS no município de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, para a inserção do DIU como método Contraceptivo Reversível de Longa Duração (LARCs) e desse modo ampliar a oferta desse dispositivo não hormonal para as usuárias do território. O intuito é desenvolver ações que visem ampliar o acesso das mulheres no planejamento familiar e reprodutivo de maneira longitudinal, favorecendo e enriquecimento a qualidade dos atendimentos, com respeito às mulheres quanto à sua liberdade na saúde sexual e saúde reprodutiva, além de incorporar definitivamente os enfermeiros na assistência de métodos contraceptivos reversíveis e não hormonais o DIU.

Palavras-chave: Enfermagem. Dispositivo Intrauterino (DIU). Atenção Primária em Saúde