Autor: Laís Fernandez Machado

Título: Atendimentos De Auriculoterapia Como Terapêutica Complementar Na Promoção Da Saúde Na Atenção Primária. 2022.

MACHADO, Laís Fernandez. Atendimentos De Auriculoterapia Como Terapêutica Complementar Na Promoção Da Saúde Na Atenção Primária. 2022. 36. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que promove a regulação psíquica e orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados no pavilhão auricular. Objetivo: Descrever os atendimentos de auriculoterapia realizando a caracterização numérica dos usuários que foram atendidos durante o período do estudo. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de casos, realizado por meio da consulta ao Prontuário Eletrônico do Cidadão do Sistema e-SUS, tendo como público-alvo os usuários que passaram por consulta de auriculoterapia na unidade de saúde Tiradentes. Resultados: Foram atendidas 34 pessoas, com idades entre 13 e 79 anos. Houve quinze diferentes motivações, contemplando todas as equipes da unidade. Dos desfechos foram 14 altas, 15 abandonos e 5 pacientes que permaneceram em tratamento. Discussão: Do total, 94,7% eram do sexo feminino; 44%pertencem à faixa etária de 40 a 49 anos; ansiedade ficou em primeiro lugar nas motivações, com 47,1%; 82,6% dos usuários realizaram menos de 8 sessões e houve 44,1% de abandono do tratamento. Considerações finais: Conclui-se que a caracterização numérica permite o reconhecimento das reais necessidades dos usuários, evidenciando a importância da inserção dessa prática no cuidado desenvolvido no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Assim como, pode-se identificar o perfil de usuários que acessam menos essas terapias e criar estratégias para mudar essa realidade.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Integralidade em Saúde. Terapias Complementares. Auriculoterapia.