Autor: Kelly Thiemi Ferreira Kato

Título: Projeto de Intervenção: Elaboração de Fluxograma para manejo de ferida tumoral na Atenção Primária à Saúde e Capacitação da equipe. 2022.

KATO, Kelly Thiemi Ferreira. Projeto de Intervenção: Elaboração de Fluxograma para manejo de ferida tumoral na Atenção Primária à Saúde e Capacitação da equipe. 2022. Número total de folhas do trabalho. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

Introdução: O câncer vem aumentando nas últimas décadas, se configurando como um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Cerca de 5 a 10% das pessoas com algum tipo de câncer são acometidas por feridas tumorais. No contexto de Atenção Primária à Saúde (APS) algumas dificuldades são encontradas referente à ausência de insumos e à fragilidade no conhecimento dos enfermeiros, ocasionando insegurança ao manejo destas feridas. Objetivo Geral: Este trabalho tem por objetivo geral capacitar a equipe de enfermagem em uma Unidade Saúde da Família quanto ao manejo de feridas tumorais. Método: Trata-se de um relato descritivo de um Projeto de Intervenção realizado através de uma Capacitação da equipe de enfermagem, elaborado a partir do arcabouço teórico proposto pelo Arco de Charles de Maguerez. Resultados: A capacitação efetuada resultou em apreensão de conhecimento sobre feridas tumorais e a construção e validação do fluxograma para o manejo destas feridas. Considerações Finais: Espera-se que esta intervenção possa motivar intervenções posteriores bem como incentivas a equipe a buscar constante atualização do seu conhecimento.

Palavras-chave: Oncologia, Cuidados de enfermagem. Saúde Pública.