Autor: Kelly Silva de Paula

Título: Diabetes Mellitus Tipo 1: Programa Saúde na Escola. 2022

PAULA, Kelly. Diabetes Mellitus Tipo 1: Programa Saúde na Escola. 2022. 22 pág. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

Verificar o conhecimento dos professores da rede municipal e profissionais da Atenção Primária em relação ao diabetes mellitus tipo 1. Trata-se de estudo de intervenção. Participaram do estudo 18 professores da escola municipal professora Oliva Enciso; 8 profissionais da APS; 7 graduandos em licenciatura. Os dados foram coletados de forma online com entrevista individual utilizando-se de questionário semiestruturado e disponibilizado pela plataforma Google Formulários. Onde foi possível observar que, 69,7% dos participantes não sabem a diferença entre DM1 e DM2; 63,6% dos participantes não sabem em qual setor público o Dm1 pode retirar seus medicamentos e insumos; 60,6% dos participantes responderam que o DM1 não pode ingerir doce; 72,2% dos participantes acreditam que em casos de episódios de hipoglicemia, o DM não pode comer doce. os resultados demonstraram que a falta de capacitação de professores para o manejo com a criança DM1, o que gera insegurança do profissional em um caso de emergência e anseio nos pais e responsáveis por alunos DM1 em pensar que a criança pode precisar de primeiros socorros em uma escola onde os professores não estão aptos. E ainda, a dificuldade de manejo dos profissionais da APS mostra a necessidade de trabalhar DM1 no PSE. Verifica-se a necessidade de capacitar os professores quanto ao Diabetes Mellitus tipo 1 e melhorar das políticas públicas que requeiram a melhor compreensão do cotidiano que circunda a educação em saúde das crianças.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus Tipo 1; Atenção Primária a Saúde; Programa Saúde na Escola. Criança. Educação em Saúde.