Autor: Jhenyffer Andrade Viana

Título: Perfil Periodontal e Qualidade de Vida dos Pacientes Diabéticos em Unidade de Saúde da Família de Campo Grande-MS. 2022.

VIANA, Jhenyffer Andrade. Perfil Periodontal e Qualidade de Vida dos Pacientes Diabéticos em Unidade de Saúde da Família de Campo Grande-MS. 2022. 46p. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande-MS, 2022.

A diabetes mellitus é caracterizada como uma desordem metabólica que provoca falhas na secreção de insulina. A doença periodontal por sua vez compromete os tecidos de suporte dental de forma irreversível. Estudos mostram que os pacientes diabéticos desconhecem a gravidade da doença periodontal ou sua associação com controle glicêmico. O presente estudo objetivou identificar o perfil periodontal dos pacientes atendidos em USF de Campo Grande-MS, verificando o monitoramento e acompanhamento de sua saúde geral, bem como a influência da saúde bucal em sua qualidade de vida. Foi realizada avaliação intrabucal e aplicação do questionário OHIP-14 em 88 pacientes diabéticos portadores de doença periodontal. Os dados foram tratados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados apresentaram a realização de consulta odontológica nos últimos 3 meses por 75% da amostra. A investigação do impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal apresentou a dor na boca e nos dentes como maior queixa, 78,4%, enquanto que incômodo na mastigação foi relatado por 58,4% da amostra. A total incapacidade de exercer suas atividades diárias foi relatada por 4,6%, unanimemente numa frequência donde “raramente” experenciam tal impacto. Observou-se que os impactos investigados foram capazes de gerar repercussões negativas na qualidade de vida dos pacientes avaliados. Identificada a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a prevenção da doença periodontal em portadores Diabetes Mellitus.

Palavras-chave: Diabetes mellitus. Doença periodontal. Qualidade de vida. OHRQoL. OHIP-14.