Autor: Giovana Soares Buzinaro

Título: Projeto de intervenção na saúde alimentar de crianças de 0 a 2 anos em uma unidade de saúde da família do município de Campo Grande/MS. 2022.

Buzinaro, G. S. Projeto de intervenção na saúde alimentar de crianças de 0 a 2 anos em uma unidade de saúde da família do município de Campo Grande/MS. 2022. 35 p. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

A puericultura atua para a manutenção da saúde infantil, sendo a promoção da alimentação complementar saudável um eixo estratégico de sua organização. Percebendo a necessidade de auxílio à população em atendimento de puericultura, este trabalho buscou confeccionar e implementar uma cartilha para incentivar uma alimentação de qualidade em crianças de 0 a 2 anos em uma Unidade de Saúde da Família do município de Campo Grande. Após identificação de nós críticos através de observação in loco do método de estimativa rápida, foi realizado um Planejamento Estratégico Situacional em quatro fases: confecção de cartilha alimentar, aprovação da cartilha, apresentação à equipe e implementação. Após confecção de cartilha de fácil entendimento, esta foi aprovada pela secretaria municipal de saúde para ser utilizada em 08 equipes da Estratégia Saúde da Família. Após apresentação à equipe e dois meses de implementação, a cartilha atingiu 34,48% dos usuários pretendidos, e cerca de 62,5% dos profissionais envolvidos acreditam que os serviços de saúde estão prontos para a implementação do instrumento. Os resultados deste estudo demonstram barreiras no nível de prontidão organizacional dos serviços para a implementação da cartilha. A prontidão organizacional dos profissionais, medida pelo comprometimento e eficácia para a implementação de mudança, deve ser melhor entendida e trabalhada no contexto da puericultura no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave: Gestão em Saúde. Nutrição da Criança. Atenção à Saúde. Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde