Autor: Francielly Socorro Rodrigues de Souza

Título: Estratégias de captação da população da USF Dr. Judson Tadeu Ribas – Moreninha III para identificação e tratamento de sífilis adquirida.

SOUZA, Francielly Socorro Rodrigues. Estratégias de captação da população da USF Dr. Judson Tadeu Ribas – Moreninha III para identificação e tratamento de sífilis adquirida. 56 páginas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

A Sífilis é uma doença curável, sexualmente transmissível e possui um tratamento muito eficaz e de baixo custo. Na USF Dr. Judson Tadeu Ribas – Moreninha III nota-se a vulnerabilidade da população, muitos não possuem conhecimento da disponibilidade dos testes rápidos. Objetivo: Aumentar a captação de pessoas para testagem rápida para assim fazer o diagnóstico precoce e tratamento nesse usuário e orientar a população sobre IST. Métodos: Foi realizado um levantamento através de dados secundários de um relatório do SISLOGLAB de janeiro a novembro de 2021 de quantos testes de sífilis foram realizados, com essa informação foi realizado propostas de estratégias no território referente aos meses que teve menos testagens para aumentar a captação de usuários. Resultados: Espera-se que com esse aumento de ofertas de testes rápidos e educação em saúde, ocorra uma identificação precoce da doença, realizando o tratamento e vínculo com o paciente, ajudando a conter a disseminação da sífilis, óbitos fetais e complicações futuras da doença. Discussão: A USF é composta por seis equipes, no dia da reunião para efetivação das propostas todos participaram, ficaram perplexos com o baixo número de testagem rápida que a unidade realiza, aderiram a proposta de captar usuários, deram sugestões e fizeram o planejamento da sua ação correspondente com o mês sorteado. Considerações finais: Os profissionais conseguiram visualizar a necessidade de fazer essas captações, de fazer uma busca ativa daquele paciente que não retorna para o devido tratamento, de buscar as parcerias e entenderam que além das ações que foram propostas, a captação deve ser diária, através de uma escuta qualificada.

Palavras-chave: Captação. Estratégias. Sífilis adquirida. Educação em saúde. IST.