Autor: Fernanda Tupinambá Correa de Souza

Título: Oficina do Saber: Um projeto de intervenção sobre violência no ambiente de trabalho e empoderamento para combater suas consequências aos trabalhadores de uma unidade de Saúde da Família de Campo Grande-MS.

SOUZA, Fernanda Tupinambá Correa. Oficina do Saber: Um projeto de intervenção sobre violência no ambiente de trabalho e empoderamento para combater suas consequências aos trabalhadores de uma unidade de Saúde da Família de Campo Grande-MS. 2022. 34. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

Violência contra os profissionais de enfermagem no ambiente de trabalho é considerada, atualmente, uma epidemia mundial. No Brasil existe cerca de 3,5 milhões de profissionais de saúde, a equipe de enfermagem é a categoria mais vulnerável a sofrer violências no trabalho. Compreendendo a violência como problema de interesse público. considera-se que o aprofundamento das intervenções sobre essa temática pode contribuir para fomentar estratégias que reduzam e previnam esse fenómeno. O trabalho foi realizado na USF Edson Quintino Mendes – Itamaracá, pertencente ao Distrito Bandeira da cidade de Campo Grande – MS, da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) da Cidade de Campo Grande – MS. O público envolvido para a realização do estudo foi a equipe de enfermagem composta por enfermeiras e os técnicos de enfermagem da Unidade de Saúde família (USF) escolhida. Foram realizadas rodas de conversas com a equipe de enfermagem, com o objetivo de fomentar um diálogo de conhecimento e empoderamento sobre o que é violência no ambiente de trabalho e tipos de violência. Em ambas as rodas a postura dos participantes, quanto ao tema, foram determinantes para o resultado da abordagem exposta para este trabalho. Foram divulgados ainda os serviços de apoio ao colaborador oferecidos pela Gerência de Saúde do Servidor. Este trabalho tem como proposta a expansão desse PI fazendo que o mesmo não fique somente na USF escolhida.

Palavras-chave: Violência. Enfermagem. Local de Trabalho. Saúde Pública