Autor: Rejane Lima Trentini

Título: Indicador de pagamento por desempenho: impacto no percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada na USF Coophavila II.

TRENTINI, Rejane Lima. Indicador de pagamento por desempenho: impacto no percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada na USF Coophavila II. 2022. Número total de folhas do trabalho 50. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF), completou 25 anos desde sua implantação no Brasil, considerada como primeiro nível e principal modelo de Atenção Primária a Saúde (APS), tendo como linha de seguimento os princípios do SUS e atributos essenciais e derivados, definidos por Barbara Starfield. Trata – se de um estudo quantitativo, analisado por meio de relatórios gerados em Banco de Dados Secundários, extraídos dos Sistemas de Informações utilizados pela Secretária Municipal de Saúde de Campo Grande – MS, com análise descritiva. Objetivando comparar a quantidade do exame de hemoglobina glicada solicitada pelos profissionais da equipe dourada, da USF Coophavila II, para as pessoas diabéticas acompanhadas com cadastro válidos e vinculados a mesma. Podendo assim, contribuir com a qualidade da assistência, fomentar ações que fortaleçam estratégias para garantia da coordenação, longitudinalidade e integralidade do cuidado dos usuários diabéticos, além de, cooperar com estudos relacionados ao tema. Contudo mediante os dados apresentados percebe – se que uma pequena parcela das pessoas que tiveram atendimento pelo menos em um dos quadrimestres, não tiveram o exame de hemoglobina glicada solicitado, do mesmo jeito que, 99 pessoas que passaram por consulta e possuíam na descrição a emissão da solicitação do exame, apresentaram erro por parte do profissional no momento do registro, consequentemente perdendo esse importante dado do indicador. Visando melhorar o resultado deste indicador sugere – se a gestão implantar de forma potente estratégias para qualificar o registro dos profissionais de saúde, tendo em vista que, o Ministério da Saúde disponibiliza materiais áudio visual e manuais de apoio para aprimorar a qualificação destes.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Diabetes Mellitus. Previne Brasil.