Autor: Patrícia Dallanhol

Título: Ensino-Aprendizagem em Serviço: Comparação de diferentes abordagens de educação continuada realizadas com agentes comunitários de saúde para enfrentamento da tuberculose.

DALLANHOL, Patricia. Ensino-Aprendizagem em Serviço: Comparação de diferentes abordagens de educação continuada realizadas com agentes comunitários de saúde para enfrentamento da tuberculose. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

Em 2019 aproximadamente dez milhões de indivíduos apresentam tuberculose no mundo, e 1,2 milhões vieram a óbito. Com a descentralização dos pacientes para atenção básica, o agente comunitário de saúde se tornou em termos de tratamento de tuberculose essencial para o cuidado, pois o mesmo transita nos dois saberes científico e popular, espera-se que o acs realize supervisão do tratamento, identifique pacientes sintomáticos respiratórios na comunidade e conduza a atenção básica. O presente trabalho de conclusão de residencia, objetiva narrar por meio escrito minha experiência sobre a aplicação de diferentes abordagens de educação continuada. O Estudo é descritivo, tipo relato de experiência, realizado em dezembro de 2021 com Agentes Comunitários de Saúde (acs) de duas Estratégia de Saúde da Família (esf). Utilizou-se como instrumento para coleta de dados 2 questionários para avaliar o ensino em tuberculose nos acs, sendo um pré-teste, e outro pós teste. Observou-se uma diferença dos grupos no percentual pre teste e o pos teste, visto que o grupo 2 o pos teste em todas as variáveis foram 100%, não o mesmo no grupo 1, os profissionais não conseguiram desenvolver a metodologia em questão. Percebeu-se que a capacitação utilizando a metodologia problematizadora se mostrou apropriada e com resultados positivo junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Palavras-chave: Tuberculose. Agente Comunitário de Saúde. Estratégia da Saúde da Família. Educação Continuada.