Autor: Maria Carolina Oliveira Do Amaral

Título: Guia de avaliação do idoso na Estratégia Saúde da Família: proposta de inserção de abordagem para a realidade da estratégia saúde da família em um município do Mato Grosso do Sul.

AMARAL, Maria Carolina Oliveira do. GUIA DE AVALIAÇÃO DO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: PROPOSTA DE INSERÇÃO DE COLETA DE DADOS SISTEMATIZADA PARA A REALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DO MATO GROSSO DO SUL. Monografia de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.

As projeções da composição populacional por grupos de idade apontam para o envelhecimento demográfico brasileiro. O modelo de atenção aos idosos deve estruturar-se em abordagens que encontrem respaldo no conhecimento científico e que sejam ajustadas aos diversos ambientes de atuação dos profissionais da saúde. Com isso, a avaliação geriátrica ampla estabelece uma triagem direcionada dos idosos com suas síndromes e alterações mais comuns. Contudo, na atenção primária de saúde é identificado alguns limitantes como tempo de consulta e fluxo alto de pacientes que devem ser contornados com uso de ferramentas rápidas e eficazes para que esta seja uma prática de abordagem em saúde para esta faixa etária. Objetivos: Elaborar um guia de atenção à saúde do idoso, para que se torne uma ferramenta de fácil compreensão para que os profissionais técnicos e agentes comunitários de saúde da equipe da Estratégia Saúde da Família contribuam com a abordagem multiprofissional. Métodos: Foi realizada busca por referências teóricas de publicações científicas nos sites SciELO, PubMed, Dialnet, LILACS e MEDLINE com análise de manuais nacionais de avaliação de saúde do idoso. Resultados: Foi confeccionado um guia de acesso para profissionais de saúde de fácil compreensão para abordagem multidisciplinar da pessoa idosa. Conclusão: Avaliar a dimensão de estado funcional é central para o cuidado do idoso. O guia referente ao estudo apresenta orientação seguindo a nota técnica para a organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária à saúde do Ministério da Saúde com apoio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Palavras-Chave: Avaliação geriátrica; Fragilidade; Assistência Integral à Saúde do Idoso, Pessoa de Idade, envelhecimento, Avaliação geriátrica AMPLA.