Título: Ampliação do acesso aos cuidados de saúde através do acolhimento por equipe como estratégia de trabalho em atenção primária.
KHALIL, Fernanda Barboza Mithqal. Ampliação do acesso aos cuidados de saúde através do acolhimento por equipe como estratégia de trabalho em atenção primária. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.
O objetivo do trabalho foi compreender como a implementação do acolhimento por equipe e as mudanças nos processos de trabalho interferem na ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um relato de experiência acerca de sua implementação na Unidade de Saúde da Família Edson Quintino Mendes, localizada no bairro Itamaracá, no município de Campo Grande, MS. Como resultado, criou-se um fluxograma de usuários e problematizou-se o trabalho interdisciplinar como forma de organização e coordenação conjunta do trabalho, o acolhimento por equipe como estratégia de ampliação do acesso e a gestão das agendas como dispositivo de organização das demandas. Concluiu-se que a criação de novos fluxos deve ser o ponto de partida para novas estratégias de trabalho, devendo sempre que possível ser reavaliada e readequada a realidade local. O trabalho multiprofissional permite o compartilhamento do painel e a ampliação o acesso e deve ser o motor para se repensar as formas de produção de cuidado. O Programa de Residência Médica e Multiprofissional no município de Campo Grande reforçou a importância da formação de especialistas para trabalho em APS como agentes de transformação local.
Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde; Atenção Primária à Saúde; Acolhimento.