Título: ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIA+: relato de experiência e proposta de intervenções para melhoria do cuidado no contexto da atenção primária à saúde na cidade de Campo Grande/MS.
CORRÊA, Felipe Augusto Dutra. ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIA+: relato de experiência e proposta de intervenções para melhoria do cuidado no contexto da atenção primária à saúde na cidade de Campo Grande/MS. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.
A Atenção Primária à Saúde (APS) possui como atributos essenciais: acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação de cuidado; sendo desta forma dever desta reconhecer as diferenças de perfis dos usuários, denotando suas vulnerabilidades e eventuais dificuldades que possam interferir na manutenção de seu acesso aos serviços de saúde. O estudo pretende, a partir da revisão teórica das políticas públicas de saúde voltadas à população LGBTQIA+, revisão bibliográfica e relato de experiência, propor uma matriz de intervenções para melhorar o cuidado desta população no contexto da atenção primária à saúde, levando em consideração os objetivos específicos presentes na Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de 2011. A matriz de intervenções compõe-se das atividades propostas, público-alvo/participantes e sugestão de periodicidade da realização das ações. Espera-se que o resultado deste estudo sirva de apoio para as equipes de saúde da cidade de Campo Grande no que tange ao cuidado integral da população LGBTQIA+, promovendo também o fortalecimento e cumprimento dos atributos e diretrizes que regem tanto a Atenção Primária à Saúde e o Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Minorias Sexuais e de Gênero (Sexual and Gender Minorities); Atenção Primária à Saúde (Primary Health Care); Relatos de Casos (Case Reports).