Autor: Erika Martins Leite

Título: A experiência do atendimento compartilhado e multiprofissional como potencialidade para a recuperação da saúde – relato de caso.

MARTINS LEITE, Erika. A experiência do atendimento compartilhado e multiprofissional como potencialidade para a recuperação da saúde – relato de caso. 2022. 28 páginas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

A organização dos serviços aponta para a tendência progressiva de substituição da atuação individual e independente dos profissionais pelo trabalho em equipe e colaboração interprofissional. As consultas compartilhadas vêm atender essa necessidade e quebrar paradigmas do modelo de atendimento centrado na doença. Dentro deste contexto a Residência Multiprofissional em Saúde da Família vem ampliar e qualificar a oferta desses serviços, sendo assim o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do atendimento compartilhado e multiprofissional como ferramenta do cuidado durante a Residência Multiprofissional em Saúde da Família na cidade de Campo Grande/MS por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo relato de caso, sendo utilizados dados secundários provenientes das informações disponíveis em relatórios e anotações de prontuário disponíveis no PEC-ESUS sobre o quantitativo de atendimentos e atendimentos compartilhados realizados pelos profissionais de referência da equipe e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, sendo utilizado o caso de um paciente que demandou inúmeros atendimentos compartilhados, sendo possível perceber que o atendimento compartilhado, como uma ferramenta do cuidado, é importante ferramenta para o sucesso dessa prática, pois o foco é o paciente e sua recuperação e a junção de saberes e conhecimentos é fator facilitador para o desenvolvimento das habilidades necessárias para tornar a recuperação do paciente possível. O aumento dos atendimentos compartilhados, consiste em um grande marco dentro da RMPSF, pois demonstra que os profissionais estão buscando maneiras de entender o processo de saúde doença de forma que seus saberes sejam somados e compartilhados aos saberes das diferentes profissões constituintes da equipe multiprofissional proporcionando a integralidade do cuidado.

Palavras-chave: Clínica ampliada. Multiprofissional. Atendimento compartilhado.