Título: O teleatendimento como ferramenta inovadora do cuidado na Atenção Primária à Saúde.
NASCIMENTO, Ariza Barbosa do. O teleatendimento como ferramenta inovadora do cuidado na Atenção Primária à Saúde. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.
O teleatendimento ganhou destaque após a necessidade de implantar novas estratégias de acesso e continuidade do cuidado mediante a Pandemia do novo Coronavírus (Sars-Cov-2), garantindo o envolvimento dos profissionais lotados na Atenção Primária à Saúde, no sentido de fornecer, acompanhar e alertar a população sobre sinais de alarme e prevenção. Na saúde, pôde ser definido como o uso das tecnologias de informação e comunicação para auxiliar nas orientações preliminares nos atendimentos à saúde. Considerando o contexto, objetivou-se relatar a experiência dos teleatendimentos vivenciados por uma enfermeira dentro de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, apresentando situações e reflexões sobre esta ferramenta de cuidado. Sendo utilizado aparelho Smartphone para ligação ou mensagens por aplicativo de chat (Whatsapp) e digitação posteriormente no Sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) E-sus, com a inserção do procedimento de Teleconsulta na Atenção Primária à Saúde (APS). Verificou-se que a utilização do teleatendimento na Atenção Primária diminuiu as taxas de absenteísmo, permitiu exercer a longitudinalidade e o estreitamento de vínculo entre profissionais e pacientes.
Palavras-chave: Teleconsulta. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.