Orientador (a): Dra. Keith Bullia da Fonseca Simas
Título: Análise do acesso de usuários com Deficiência Auditiva em uma Unidade de Saúde da Família sob a perspectiva dos atributos da APS
Esse estudo busca analisar a qualidade da assistência à saúde ofertadas aos usuários com deficiência auditiva, considerando as disparidades na forma de comunicação entre profissionais e pacientes. Trata-se de uma pesquisa analítica do tipo transversal, onde as informações são apresentadas em uma abordagem qualitativa, exploratória descritiva, através da coleta de informações mediante aplicação de questionário. Foi realizado em uma Unidade de Atenção Primária em Saúde da rede de saúde do município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, onde foram selecionados todos os usuários que possuíam algum grau de perda auditiva e que estivessem vinculados a uma Unidade de Saúde da Família. Participaram da pesquisa um total de 3 usuários, que apresentaram a utilização da LIBRAS como meio de comunicação unânime, indicando que consideram importante o aprendizado da Língua de Sinais na rede de saúde. Além disso, destaca-se a sinalização por parte dos participantes acerca de que a LIBRAS pode ser um fator que atrapalha a comunicação entre o surdo e o profissional de saúde, outra evidência é de que o esforço da comunicação não deve partir do sujeito surdo, mas do profissional de saúde. Concluiu-se que existem diversos meios de comunicação entre o surdo e ouvinte, porém parece não haver um meio de comunicação totalmente assertivo. Soma-se a isso o fato de que a ausência de profissionais de saúde que sejam capacitados com a LIBRAS na Unidade de Saúde pode estar interferindo no protagonismo no cuidado de sua saúde.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência Auditiva. Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde. Integração Social. Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência. Atenção Primária à Saúde.