Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023 aconteceu o Primeiro encontro de territórios integrados de atenção à saúde de Campo Grande, o evento contou com a parceria entre o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Unigran Capital, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Ministério da Saúde e Rede Unida.
O encontro teve como objetivo fomentar a discussão sobre o ensino e serviço no Sistema Único de Saúde e diversidade, contando assim com diversos representantes da sociedade civil, da academia, dos povos indígenas, da comunidade LGBTQIA+ dentre outros. Além de dispor de vivências in loco nas Unidades de Saúde, onde os participantes puderam presenciar as ações sendo realizadas na prática, a organização dos espaços e seus usuários sendo atendidos.
Contamos também com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, como o Doutor Felipe Proenço que é Subsecretário da Atenção Primária à Saúde – Ministério da Saúde, falando sobre a Organizações de saúde que enfrentam a diversidade: problematização e ambiguidade das estratégias ocidentais, Cristiano Almeida , Jessica de Moura Silva e Bel Silva que discutiram sobre a Grande Vinculação de Pacientes HIV+ do Território Adscrito e Fora dele, com acompanhamento periódico na APS, Dr. Tulio Tadeu Morais Dias discutindo sobre a Escala de adoecimento familiar pós pandemia – do ACS ao médico dentre outros.
Foram mais de 535 participantes entre as modalidades presencial e online que participaram, do encontro, dentre eles, pessoas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e países como Espanha, Portugal e Chile.
Logo abaixo você vai poder assistir o vídeo que foi apresentado como ponto de diálogo para quem não pode ir nas visitas às unidades, podendo assim ter uma visão de todo o ensino e serviço que vem sendo desenvolvidos nas Unidades do Projeto Territórios Integrados de Atenção à Saúde.
Com base nesse feedback positivo, os organizadores já planejam realizar uma nova edição do encontro no próximo ano, com o objetivo de continuar promovendo a troca de conhecimento e o desenvolvimento de conexões entre profissionais das áreas abordadas.